segunda-feira, 16 de agosto de 2010
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
CAPOEIRA REGIONAL E ANGOLA
Capoeira de Angola - (Mestre Pastinha):
Modalidade de capoeira codificada por Mestre Pastinha. Esse nome remonta à escravidão, quando os negros treinavam em segredo nas senzalas, camuflando o treinamento como "dança" executada ao som do berimbau. Os brancos diziam que os negros estavam fazendo a "brincadeira de angola", visto que a maior parte deles provinham daquela colônia portuguesa. Caracteriza-se por movimentos parecidos com o de animais e menor número de golpes do que a capoeira regional, embora tenha sido usado inúmeras vezes como arma mortal. É a capoeira antiga, clássica.
Mestre Pastinha
Vicente Joaquim Ferreira Pastinha (1889-1981), Mestre que codificou a capoeira antiga criando a capoeira de angola. Embora seja muito antiga, apenas com o mestre Pastinha a capoeira de angola foi organizada e passou a ser difundida por todo o Brasil, até nossos dias
Mestre Pastinha descende de pai espanhol e mãe baiana, foi batizado em 1889 com o nome de Vicente Joaquim Ferreira Pastinha, na cidade de Salvador-Ba. Conta-se que o princípio de sua vida na roda de capoeiragem aconteceu quando tinha 8 anos, sendo seu mestre o africano Benedito, o que ao vê-lo apanhar de um garoto mais velho, resolveu ensinar-lhe as mandingas, negaças, golpes, guardas e malícias da Angola. O resultado veio logo aparecer, Pastinha nunca mais fora importunado por ninguém.
Mestre Pastinha serviu na Marinha de Guerra do Brasil, onde permaneceu por um período de 8 anos .Mestre Pastinha de tudo fez um pouco,trabalhou como pedreiro, pintor, entregava jornais, tomou conta de casa de jogo; no entanto, o que mais gostava de fazer era ensinar "a grande arte ".Pastinha conhecia a capoeira , sabia como era importante continuar aquela cultura, aconselhava que era preciso ter calma no jogo "quando mais calma melhor pró capoerista", e que a capoeira "ela é o pai e mãe de todas as lutas do Brasil. Sabia muito bem os fundamentos e os segredos existentes na capoeiragem, cantava, tocava os instrumentos e ensinava como um verdadeiro mestre deve fazer. Pastinha foi nas rodas de capoeira um autêntico mestre, um bamba na luta.
Saindo da Marinha em 1910, inicia sua fase de professor de capoeira,seu primeiro aluno foi Raimundo Aberê, este se tornou um exímio capoeirista, conhecido em toda Bahia.
Segundo Mestre Pastinha, sua primeira academia ficava localizada no Largo do Cruzeiro do São Francisco, na Rua do Meio do LargoTerreiro de Jesus. Pastinha dizia: "A capoeira tem muitas coisas.Primeira parte; a capoeira tem seu dicionário; segunda parte: tem seu dicionário; terceira parte : tem seu dicionário e quarta parte ; tem seu dicionário ".
Ensinava que quando alguém fosse falar sobre a capoeira dissesse somente o que sabia, "não vá dizer que a capoeira é o que ela não é , nem vá contar o que não viu ninguém falar , então, não vá contar aquilo que não pode contar. Não é todo mundo que vá abrir a boca e dizer eu conheco a capoeira, a capoeira é isso.Nem todos mentais, nem todos sujeitos pode abrir a boca para cantar o que é capoeira não."
Mestre Pastinha era uma pessoa bem humorada, descontraída, bastante receptivo , rico em conhecimento, seu saber transcendia as rodas de capoeira. Era uma pessoa do mundo ideal, camarada amigo, pai e irmão dos discípulos.Viveu intensamente seus longos anos dedicados à capoeira de Angola, classificou-se na história da maladragem, da malícia, como ás. Manteve em sua academia de Angola, a originalidade da eficiência da luta em momento algum fora perdido na Academia de Pastinha.
Ele contribuiu categoricamente com o seu talento e dedicação à capoeira para que a sociedade baiana e brasileira percebessem a capoeiragem como uma luta-arte imbatível, guerreira, que está além dos paupérrimos preconceitos que há na sociedade.Vicente Pastinha, foi filmado ,fotografado , entrevistado , gravou disco e deixou um livro , a capoeira nunca mais poderá esquecer este ás, o guardião da capoeira d'Angola.
Foi lá na casa 19, no Largo do Pelourinho, que funcionava a sua academia, o Centro Esportivo de Capoeira Angola fundada em 1941.
Milhares de pessoas estiveram na academia, ficavam impressionadas com as cantorias, com o som dos berimbaus , pandeiros e agogôs e principalmente, com os jogos que lá rolavam.
Por fim, foi feita uma reforma no sobrado, disseram ao Mestre que ele não tinha com o que se preocupar, após terminadas as obras, ele voltaria para lá, seu lar, sua academia.
Nunca mais se ouviu a voz de Pastinha dentro do sobrado, o povo não mais assistiu a uma maravilhosa roda de capoeira de Angola naquele velho sobrado.
O Mestre Pastinha não voltou, morreu na escuridão de um quarto decadente no bairro Pelourinho em Salvador.
Capoeira de Regional - (Mestre Bimba):
Modalidade de capoeira criada pelo Mestre Bimba atravéz da mescla de elementos da capoeira de angola e do batuque. Mestre Bimba mudou algumas técnicas, criou um código de ética e instituiu o uniforme branco. Sua grande preocupação era mudar a fama de atividade marginal com que a capoeira era conhecida.
Mestre Bimba
Manoel dos Reis Machado (1900-1974), Mestre fundador da capoeira regional. Destacou-se pelos serviços comunitários e sociais que executou, principalmente com crianças e adolescentes. Instituiu o núcleo de documentação, com mais de 5000 títulos sobre capoeira e assuntos relacionados.
Bimba em 1939, detalhe da fotografia da formatura de Maia, Decanio e OnçaTigre.
Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba, foi, sem dúvida alguma, o maior capoeirista de todos os tempos, o libertador da capoeira, o paladino da cultura negra, o criador da luta regional baiana ( cognome sob o qual a capoeira foi liberada, na decada de 30, pelo interventor da Bahia, Ten. Juracy Magalhães, da proscrição pelo Código Penal).
Além de "tirar a capoeira de baixo da pata do boi", como dizia nas suas palavras simples, iniciou em 1946, durante o I Congresso Internacionacional de Neuropsiquiatria em Salvador, promovido pelos Profs. Edístio Pondé e Carlos Cerqueira (fundador do Sanatório Bahia), na casa do Babalorixá Camilo de Oxosse, na ladeira da Vila América (antiga ladeira do Currupio), as exibições públicas das manifestações culturais áfrico-baianas, que incluiram naquela data o samba de roda, a capoeira (regional naturalmente...) e o candomblé; deixando de incluir o maculelê, que foi recuperado na década de 50 graças a Tiburcinho de Jaguaripe, conduzido até Bimba por Decanio.
Sua importância histórica só encontra paralelo naquela de Mestre Pastinha, que conseguiu unir todos os demais Mestres de sua época em torno de sua fígura carismática e conservar o primitivo jogo de capoeira sob o nome de "angola", fator de primordial valor na evolucão evolução histórica desta brincadeira dos mestiços brasileiros.
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HISTÓRIA DA CAPOEIRA NO BRASIL
Brasil . inclusive indicado o local de procedência e o avara de d jõao
Terceiro de 29 de março de 1559 que permetia que fosse importado
Todos os escravo De são tome.
quando a família real chegou ao brasil (1808)começou o processo e repressão da cultura negra (1809) foi criada a garda real da policia na qual o major Miguel Nunes vidigal foi nomeado comandante o verdadeiro terror dos capoeiristas perseguia os espancava e torturava na tentativa de extemina-los apesar do castigo os capoeira resistiam bravamente e
em (1824) a posição tornou-se pior alem de trezentas chibatada eram enviado por três meses para realizar trabalho forçado na ilha das cobras.
apartir de do séculos xix (1850) começaram ocorrer prisões de capoeiristas os quais estavam formando maltas que atamorizavam a populasàoe os governos principais foco de capoeira eram rio de janeiro Bahia e Pernambuco mas quando ocorreu a gerra no Paraguai 1865 foi enviado centena de escravo capoeiristas com promessa de liberdade guando voltasse. (1870) final da guerra algo estranho começou acontece camadas sociais mais alta intelequituais policias ;estrangeiros pessoas de elite treinavam
capoeira as escondidas
dia da abolição em 13 de maio de 1888 a princesa Isabel assinou a lei auria para que libertasse os escravos .
e em (1889) assumiu o governo marechal deudoro da Fonseca fez uma mudança no código criminal e no decreto 847 de (1890) proibindo a pratica da capoeira apena de dois anos a seis meses de prisão.se fosse pego jogando capoeira na rua.
mais em 23 de novembro de 1900 inicia um novo século no bairro engenho velho freguesia de brotas em salvador Bahia
nascia Manoel dos reis machado \mestre Bimba \ seu apelido ganhou logo que nasceu em virtude de uma aposta feita por sua mãe e pela parteira que aparou sua mãe dona Maria martinha do Bonfim dizia que daria a luz a uma menina
a parteira afirmava que seria um homens .apostaram .perdeu
dona Maria martinha e o Manoel ganhou o apelido de Bimba
é um nome popular do órgão sexual masculino de criança.
seu pai Luiz cândido machado era campeão de batuque e de
luta braba com queda com qual o sujeito jogava o outro no chão.
aos 12 anos de idade Bimba o filho casula de dona Maria martinha iniciou na capoeira na estradas da boiadas
hoje bairro liberdade em salvador seu mestre foi o africano
bentinho capitão da navegação baiana
a capoeira foi proibida mais de 30 anos foi nesta época que
apareceu lutador legendado como besouro cordão de ouro
capaz e bater numa guardião completa de policial no estado
da Bahia
e também apareceu no estado do rio de janeiro o manduca da
praia e era capas sozinho de acabar com as festas da penha
no rio de janeiro.
o mérito do mestre Bimba de abrir a primeira academia em
(1918) ainda era proibida a capoeira o local da academia no sobrado do pelourinho
porem ate (1927) a capoeira era inlegal Bimba conseguia alguns tostões em vaquinha
para pagar o delegado e ensinar a capoeira por uma hora apenas no fim desse prazo o
delegado aprecia com seus soldado e o pessoal se mandava corria mesmo parecia
real para o povo que assistia
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Papeis de Parede
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Obs: Esse post foi retirado do blog (http://abadacapoeiraanapolis.blogspot.com)todos os créditos são do blog abadá-capoeira.
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CURIOSIDADES SOBRE A CAPOEIRA...LEIA E APRENDA MAIS SOBRE ESSA ARTE DA CULTURA BRASILEIRA
Golpes e movimentos
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Ginga
Essa é uma exclusividade da capoeira. É na ginga, com malícia, que se desenvolve a verdadeira arte da capoeira. Seus movimentos desnorteiam o oponente, ocultando suas verdadeiras intenções e criando fintas enganadoras.
Golpes
Na capoeira existem muitos golpes, até mesmo os mais velhos Mestres de capoeira não "descobriram" golpes ainda não efetuados. Na capoeira você nunca acaba o treinamento, tendo sempre muito o que aprender.
Os golpes básicos são: negativa, cocorinha, rolê, aú, et...
Os golpes mais conhecidos são: queixada, armada, martelo, meia-lua de frente, chapa lateral, chapa de costas, chapa giratória, benção, meia-lua de compasso, meia-lua solta, rabo de arraia, gancho, ponteira, chapéu de couro, martelo giratório, etc...
Golpes (acrobáticos): macaquinho, aú-galeio, parafuso, macaquinho arrependido, pião de mão, quebra de rim, sdobrado, aú-olimpíco, aú-de-santo antônio, aú-torcido, aú sem mão, chibata, etc...
Outros golpes: gato, mortal, gato chutado, mortal chutado (facão), voô do morcego, etc...
Existem em geral bastante golpes, sequências e defesas isso vai da sua boa vontade de aprender a faze-los para poder uzar na hora de um jogo.
Instrumentos
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Os instrumentos utilizados na capoeira, têm como procedência, as mais diversas. Os mais utilizados hoje em dia são: o berimbau, o pandeiro, o atabaque, o ganzá, o caxixi e o agogô. A roda clássica de capoeira deve possuir 3 berimbaus (berra-boi, viola e violinha), 1 pandeiro e 1 atabaque. Os berimbaus ficam no centro do ritmo, ladeados pelo pandeiro e pelo atabaque.
Berimbal
É um arco de madeira específica, ligado pelas duas pontas por um fio de aço nº 20 (de pneu de automóvel), pois o fio de arame rompe muito rápido e não dá o som desejado. Numa das pontas há uma cabaça (Cucurbita Lagenaria, Linneu) que não deve ser usada de modo algum verde, quanto mais seca melhor. Faz-se uma abertura na parte que se liga com o caule e a parte inferior, dois furos, por onde deve passar um cordão para ligá-lo ao arco de madeira e fio de aço. Toma-se o dobrão (moeda antiga, pedra ou arruela), uma baqueta (vareta de 25 a 30cm), um caxixi e o instrumento está pronto para ser tocado. Como o tocador faz movimentos aproximando-o e afastando-o da barriga, vem a designação de berimbau de barriga. Aqui no Brasil ele é conhecido por: berimbau, urucungo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, berimbau de barriga, gobo, marimbau, bucumbumba, gunga, macungo, matungo e rucumbo. Em Cuba é chamado de sambi, pandigurao, gorokikamo e burumbumba. Os berimbaus classificam-se quanto ao som que emitem em: Violinha - Som agudo Viola - Som médio Berra-boi - Som grave
Pandeiro
No Brasil, o pandeiro entrou por via portuguesa (origem provável é hindu). O negro aproveitou o pandeiro para utiliza-lo em seus folguedos. O pandeiro fez parte da primeira procissão que se realizou no Brasil, em 13 de junho de 1549 na Bahia (Corpus Christi). Atabaque De origem árabe, este instrumento de percussão foi introduzido no Brasil, também pelos portugueses, apesar de o mesmo já ser conhecido pelos africanos.
Caxixi
O caxixi é um pequeno chocalho feito de palha trançada com base de cabaça, cortada em forma circular e a parte superior reta, terminando com uma alça da mesma palha, para se apoiar os dedos durante o toque. No interior do caxixi há sementes secas ou pequenos seixos, que ao se sacudir dá o som característico.
Agogô
Instrumento musical de percussão, de ferro, introduzido no Brasil por africanos. O termo agogô pertence a língua nagô e vem do vocábulo agogô, que quer dizer sino.
Curiosidades para você aprender..
1)Brincadeira de negro.
Até o século XIX os "batuques" de negros eram estimulados por serem válvulas de escape e acentuarem as diferenças entre as diversas nações africanas.
A partir de 1814, começam a ser perseguidos - "brincadeira de negro"
torna-se fato social perigoso de acordo com textos legais.
2)Boçal.
No período de 1810-1830 era comum evitar uma maioria de escravos da mesma etnia numa mesma senzala. Os negros perdiam a liberdade, a língua natal, os costumes e até a identidade, misturados à africanos de outros povos. Até esse período seria bastante difícil ocorrer a mistura que daria origem à Capoeira - tendo em vista o antagonismo entre as etnias.
A partir daí, no entanto, a comunidade branca começa a incentivar as diferenças entre o "boçal"(o africano, ou aquele que recusava a integração. Não falava ainda o português) em oposição ao "ladino"(escravo integrado. Já falava português) e "crioulo" (negro ou mulato nascido no Brasil), favorecendo estes últimos com trabalhos mais brandos, perspectiva de ascenção social etc.
A comunidade negra, no entanto, muitas vezes valorizava o "boçal" em detrimento do "crioulo" ou "ladino", ainda que estes últimos fossem mais ricos - a africanidade("boçalidade", palavra que adquiriu sentido pejorativo) era garantia de manutenção de valores tradicionais.
Paralelamente, as rivalidades tribais perdem quase totalmente o significado, o que facilitará a síntese lutas/danças.
3)Rabo-de-arraia.
Jair Moura explica que o rabo-de-arraia tradicional era um golpe em que, de frente para o adversário, planta-se uma bananeira, ficando-se então de cabeça para baixo e de costas para o oponente,
e imediatamente atinge-se a cabeça do inimigo com uma violenta pancada dada com o calcanhar de um ou de ambos os pés.
4)Uniforme dos angoleiros.
Mestre Pastinha instituiu o uniforme dos angoleiros com as cores do seu time de coração, o Ypiranga, de Salvador. Para ele o capoeira devia jogar calçado.
5)Uniforme dos capoeiras da Regional.
Mestre Bimba aboliu os sapatos no treino e instituiu o uniforme branco baseado no costume da domingueira, a roupa elegante que o capoeirista vestia e que permanecia limpa mesmo depois do jogo, provando sua competência.
6)Descriminalização da Capoeira.
Depois de ver uma exibição de Capoeira no Rio de Janeiro, em 1937, o presidente Getúlio Vargas descriminalizou-a e decretou ser aquele o "esporte autenticamente brasileiro".
Até então, os capoeiristas podiam pegar de dois meses a três anos de prisão, com pena de deportação no caso de estrangeiros.
7)A inserção do berimbau na Capoeira.
Antigamente não havia música de fundo na Capoeira. No máximo, quem estava por perto marcava o ritmo com um tambor. Em seu fabuloso levantamento publicado em 1834, "Viagem Pitoresca e
histórica ao Brasil", Jean Baptist Debret deixou claro que os tocadores de berimbau tinham a intenção de chamar a atenção dos fregueses para o comércio dos ambulantes.
Um certo Henry Koster(inglês, que se radicou em Pernambuco, virou senhor de engenho e passou a ser chamado de Henrique Costa) escreveu em suas anotações de 1816 que de vez em quando, os escravos pediam licença para dançar em frente à senzala e se divertiam ao som de objetos rudes. Um deles era o atabaque.
O outro, "um grande arco com uma corda, tendo uma meia quenga de coco no meio ou uma pequena cabaça, amarrada". Era um instrumento de percussão trazido da África. A palavra vem do quimbundo, mbirimbau.
Segundo o folclorista Édison Carneiro, foi neste século, e na Bahia, que o instrumento se incorporou ao jogo da Capoeira, para marcar o ritmo dos praticantes. O que define um jogo rápido ou lento é o toque.
8)Capoeiras e políticos.
Os capoeiristas eram contratados pelos políticos para bagunçar no dia das eleições.
Enquanto as pessoas desviavam a atenção para a confusão dos capoeiras um indivíduo colocava um maço de chapas na urna ou na linguagem da época "emprenhava a urna". Vencia as eleições o candidato que dispunha de maior número de capoeiras.
9)Frevo.
O frevo nasceu quando a polícia pernambucana desbaratou as gangues de capoeiras que chutavam e abriam caminho para as bandas militares, furando o bumbo dos outros com o guarda-chuva(conduzido pelos capoeiristas pela necessidade de ter na mão como arma para ataque e defesa, já que a prática da capoeira estava proibida) que viria se tornar a sombrinha do carnaval de Recife, elemento complementar da dança, o passista à conduz como símbolo do frevo e como auxílio em suas acrobacias.
O frevo pernambucano figura, ao lado do maxixe carioca, entre as mais originais criações dos mestiços da baixa classe média urbana brasileira, no campo da música e da dança.
Os estudiosos do frevo pernambucano, embora discordando em vários pontos quanto a pormenores de sua história, são unânimes em concordar que a origem do passo (nome atribuído às figurações improvisadas pelos dançarinos ao som da música) se prendem à presença de capoeiras nos desfiles das duas mais famosas bandas
de músicas militares do Recife da segunda metade do século XIX: a banda do 4º Batalhão de Artilharia, chamado o Quarto, e a da Guarda Nacional, conhecida por Espanha por ter como mestre o músico espanhol Pedro Garrido.
O costume dos valentões abrirem caminho de desfiles gingando e aplicando rasteiras sempre fora comum em outros centros urbanos, como o Rio de Janeiro e Salvador, principalmente nas saídas de procissões. No caso especial do Recife, porém, a existência de duas bandas rivais em importância serviu para dividir os capoeiras
em dois partidos. E estabelecida essa rivalidade, os grupos de capoeiras começaram a demonstrar as excelências de sua agilidade à frente das bandas do Quarto e do Espanha, aproveitando o som da musga para elaborar uma complicada coreografia de balizas, uma vez que todos usavam bengalas ou cacetes da duríssima madeira de quiri.
Ao ritmo certamente marcial dessas bandas do Espanha e do Quarto (que partiria para o sul em 1865, quando da guerra do Paraguai), os capoeiras do Recife, além de começarem a transformar seu gingado em dança, improvisavam versos de desafio ao grupo rival.
Existem atualmente um número incontável de passos ou evoluções com suas respectivas variantes.
Os passos básicos elementares podem ser considerados os seguintes: dobradiça, tesoura, locomotiva, ferrolho, parafuso, pontilhado, ponta de pé e calcanhar, saci-pererê, abanando,
caindo-nas-molas e pernada, este último claramente identificável na capoeira.
A palavra é: FREVO! - A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, dando origem a palavra frevo, que passou a designar: "Efervecência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas
como pelo Carnaval", de acordo com o Vocabulário Pernambucano de Pereira da Costa.
Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o Jornal Pequeno, vespertino do Recife, que mantinha a melhor secção carnavalesca da época, na edição de 12 de fevereiro de 1908, faz a primeira referência a palavra frevo.
10)Festa de Arromba.
Canjiquinha foi o criador da Festa de Arromba, jogada nas festa de Largo da Bahia.
Nessas comemorações vários capoeiristas se reuniam e jogavam em troca de dinheiro e bebida
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HISTÓRIA DO GRUPO E DO MESTRE METRALHA
O meu nome é Adevaldo de Almeida, sou conhecido
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Coletânea Capoeira
Artista: VA
Álbum: Coletânea Capoeira
Gênero: Capoeira
N° de Faixas: 85 (6 CDs)
Tamanho: 50 mbs em média
Formato: MP3
Qualidade: VBR kbps
Tracklist:
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Capoeira 1
[Cabolco -Capoeira-] Pisa Cabolco Qro Ver Vc Pisar…
01 • Abada-Capoeira Mestre Camisa-Mestre Dos Mestres
02 • Na Capoeira – Netinho
03 • Rimador Style – Capoeira
03 • Capoeira Poeira
05 • Mestre Pastinha – Eu Nasci Pra Capoeira
05 • Vida Na Capoeira
05 • Capoeira Pula Moita
06 • Capoeira Regional – Ginga, Com Amor – A Palma De Bimba
07 • Musica – Grupo De Capoeira Angola Pelourinho – Saia Do Mar Marinheiro(2)
07 • Capoeira E Fundamento
08 • Amor De Capoeira
Capoeira 2
01 • Maltas De Capoeira ( Mestre Mao Branca )
02 • Sou Capoeira
03 • Capoeira E Jogo Praticado
04 • Licao Do Capoeira
05 • Grupo Capoeira Brasil – Paranaue, Pomba Vuo322
06 • Cantigas De Capoeira
07 • Aquecimento De Capoeira
08 • Capoeira Camara
09 • Quem É Ela ,Ô Irene,Cadê Ioiô,Capoei Ra (Pout – Porri) – Gustavo Lins (Ao Vivo)
10 • A Coisona – Aquedimento De Capoeira
11 • Capoeira Ligeira
12 • Capoeira Na Lagoa
13 • Camafeu Guerreiro – Roda De Capoeira (Ao Vivo)
Capoeira 3
01 • Abada Capoeira – Iaia Ioio – Hoje Tem Capoeira – É Bimba É Bimba
02 • Abada-Capoeira – A Benguela Chamou Pra Jogar
03 • Abada-Capoeira – A Onda Rolou Na Praia
04 • Abada-Capoeira – Bimba Ensina Eu
05 • Abada-Capoeira – Capoeira De Angola Nao E Brincadeira
06 • Axe Capoeira – Eu Vim De Angola
07 • Axe Capoeira – Maculele Na Percussao
08 • Bust A Groove 2 – Capoeira
09 • Bust A Groove – Capoeira
10 • Capoeira (Dj Eyer Zouk Remix)
11 • Capoeira – Maculele (Boa Noite, Bom Dia)
12 • Capoeira – Marinheiro Só
13 • Capoeira – Mcs Cidinho E Doca
Capoeira 4
01 • Capoeira – Olelê Olalá
02 • Capoeira – Olodum – Berimbau51319
03 • Capoeira – Samba De Roda
04 • Capoeira – Toques De Berimbau
05 • Capoeira Beat 2- Dj Gg & Mestre Antonio Afonso
06 • Capoeira Mata Um
07 • Capoeira Mix (Dj. Adt)
08 • Capoeira Senzala De Santos-Capoeira, Samba De Roda, Maculele-04-Toques Berimbau
09 • Capoeira Song – Zoom Zoom Zoom (Soundtrack Only The Str Ong)
10 • Capoiera – Paranaue (The Capoeira Song)
11 • Capoiera – Paranaue The Capoeira Song
Capoeira 5
01 • Carolina Soares – Capoeira
02 • Carolina Soares – Músicas De Capoeira Vol 2 – 01 – Vai Ter Brincadeira
03 • Dj Javi – Capoeira Fiesterito
04 • Eu Vou Jogara Capoeira..Vou Tocar Meu B Erimbau-Abada Vol 4
05 • Funk Boy Dj – Capoeira – Jiu Jitsu – - Jiu Jitsu -
06 • Grupo Capoeira Gerais – 32 – Os Grandes Mestres
07 • Jackson Do Pandeiro – Capoeira Mata Um
08 • Maltas De Capoeira
09 • Mestre Ambrósio – Capoeira – Pescador
10 • Mont. Aquecimento De Capoeira
11 • Montagem – Esquente Da Capoeira
12 • Musica De Capoeira
13 • Musica De Capoeira – Boa Voz- Quilombo De Palmares
14 • Musica De Capoeira – Lá Na Bahia -
15 • Musica De Capoeira – O Mestre Que Me Ensina-
16 • Musica De Capoeira- Histórias Da Capoeira- Abada Vol 4
17 • Musica De Capoeira- Maré-Abada-
18 • Musica De Capoeira- Mestrando Charm – Ladainha 01
19 • Musica De Capoeira- Mestrando Charm – Ladainha 02
20 • Musica De Capoeira- Mestrando Charm – Mestre Bimba Se Foi
Capoeira 6
01 • Capoeira Mix (Dj. Adt)
02 • Ed E Cia – Funk Da Bahia (Capoeira´S Berimbau´S Jo Ga Rede By Pinho´S Mix)
03 • Esporte Sangrento – Paranauê [Mix]32377423
04 • Musica De Capoeira- Mestrando Charm – São Bento Proteja Capoeira E A Mim
05 • Musica De Capoeira- Morar Na Bahia- Abada Vol 4
06 • Musica De Capoeira- O Negro É Bom-Angola- Mestre Cobra
07 • Musica De Capoeira-Estrela – Mestre Cobra
08 • Musica De Capoeira-Me Leva Pra Bahia- Boa Voz
09 • Nara Leão – Opinião – 04 – Birimbau (Ritmo Capoeira)
10 • Only The Strong–Paranaue (The Capoeira Song)
11 • Salgueiro 1969 – Zun, Zun, Zun, Zun Zun,Zun, Capoeira Ma Ta Um…Wma
12 • Sensacao- 10 – Capoeira – Domingo No Parque – Ao Vivo
13 • Sensação 10 Capoeira
14 • Show – 04 – Capoeira
15 • Tem Capoeira
16 • Toques Cel – Tecno – Capoeira
17 • Umbanda – Capoeira – Sereia Rainha Do Mar
18 • Umbanda – Marinheiro So Capoeira
19 • Ze Capoeira – 03 – Tabaco Forte
20 • Zé Capoeira – Dor De Dente
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O Que é a Guerreiros de Aruanda?
A Guerreiros de Aruanda é uma instituição de utilidade pública, que tem como objetivo a divulgação da cultura nacional através da capoeira, englobando em suas atividades diversos principios de cidadania, não sendo apenas um esporte, mas transmitindo conhecimento e indo além de um esporte comum ou grupo de recreação.
A Guerreiros de Aruanda é uma entidade livre para todos os públicos e classes sociais, que vem crescendo a cada dia e divulgando a cultura brasileira nacionalmente e internacionalmente, dispondo de excelentes professores. A Guerreiros de Aruanda realiza projetos, cursos, momentos de recreação, palestras e eventos em várias localidades, fazendo com que o público tenha mais acesso a capoeira.
Filosofia
A Guerreiros de Aruanda tem como filosofia aperfeiçoamento de seu trabalho, buscando o melhoramento da técnica e teoria em que o capoerista terá um bom aprendizado. Fazendo da capoeira um grande recurso pedagógico e cultural, proporcionado a profissionalização do capoerista e resgatando valores.
A Guerreiros de Aruanda é uma arte que vem passando de geração para geração e pretende estender-se ao futuro, procura contribuir para a formação de valores, através de projetos que engrandecem a cultura brasileira transmitindo ao capoerista conhecimentos que só irão acrecentar em seu caráter e dignidade.
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